A nossa Terra

A NOSSA ALDEIA

A Nossa Terra

A minha terra chama-se Fernandes. É um monte que dista da sede do concelho de Mértola, 7 km. É servida por transportes  públicos durante o dia. Tem cerca de 400 habitantes e muitos deles a trabalhar em Mértola.

Nos Fernandes podemos encontrar lá no alto o velho moinho de vento onde, antigamente ali se moía o trigo para fazer a farinha. O pão era feito no forno do povo, que ainda existe, mas já é utilizado poucas vezes.

Tem o café “Onda Jovem”, o café “Horta” e o café “Paraíso” onde servem algumas refeições; tem ainda duas tabernas:

Retiro dos Caçadores e a taberna do Aleixo , existe ainda um pronto a vestir, uma pequena casa de alumínio e uma grande carpintaria “Os três Irmãos” que emprega 23 pessoas. Não falta uma Sociedade Recreativa onde se fazem bailes, passam filmes e faz- se teatro.

Não podemos esquecer a nossa Escola, que é frequentada por seis alunos e tem duas salas de aula.

Todos nós gostamos da nossa terra e por isso devemos respeitá- la preservando o que de antigo existe para lembrar o passado.